Av. Augusto Bauer, 240, Salutar Centro de Saúde, SL 303, Jd. Maluche, Brusque - SC
(47) 3396-7656  |   (47) 9 8895-6952  |   contato@mwdermatologia.com.br

Saiba quais são os cuidados com a pele no verão que você precisa ter

A pele é um órgão extremamente importante. Ela reveste o nosso corpo completamente e o protege de agressões externas. Assim como ela funciona numa espécie de barreira, também é permeável e absorve substâncias. Além disso, ela trabalha para regular a temperatura que sentimos e como reserva de nutrientes. Em época de final de ano, com temperaturas mais altas, é comum expormos mais a pele ao sol e, por isso é fundamental tomarmos certos cuidados com a pele no verão.

Antes de tudo, precisamos dizer que a rotina de cuidados com a pele e a proteção solar são importantes em todas as épocas do ano. Assim, com os cuidados corretos e hábitos saudáveis, atrasamos o envelhecimento intrínseco da pele. Alguns atos como remover a maquiagem antes de dormir e realizar limpeza de pele regularmente para remover as impurezas e permitir que ela absorva os nutrientes, são fundamentais.

Outro ponto fundamental é a hidratação. Cada tipo de pele tem necessidades específicas, mas mesmo peles oleosas precisam ser hidratadas para evitar o descamamento e manter o viço e a beleza da pele. Para o corpo, além dos hidratantes, devemos evitar banhos prolongados e com a água muito quente, o sabonete deve ser utilizado nas “áreas sujas” – axilas, região íntima, mãos e pés – e não devemos utilizar buchas, para preservar a oleosidade que protege a nossa pele.

Estes são alguns cuidados diários, mas e como fazemos com os cuidados com a pele no verão?

Cuidados com a pele no verão

Com a chegada do verão a vontade de curtir a praia e o sol só aumentam, por isso os cuidados com a pele devem se intensificar ainda mais. Vamos dar algumas dicas de como curtir os dias ensolarados sem que a sua pele sofra danos.

A primeira dica é a mais importante e óbvia de todas. Apesar de parecer algo comum, muitas pessoas não seguem a recomendação de usar protetor solar. Ele protege contra os raios ultravioleta – UVA e UVB – que são extremamente prejudiciais a pele. Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o fator mínimo recomendando para uma boa proteção é o 30. O filtro solar deve ser aplicado 15 minutos antes da exposição solar e reaplicado a cada 2 horas ou antes se houver transpiração intensa ou atividades na água. A quantidade recomendada é de 1 colher de chá para o rosto e pescoço e 8 colheres de chá para o restante do corpo.

Outra dica fica por conta do horário de exposição ao sol. Deve-se evitar o sol entre às 10h e às 16h, pois nesse horário a intensidade dos raios solares é maior e prejudica mais a pele.

Tanto para as pessoas que aproveitam a água do mar, quanto para aquelas que preferem uma piscina, é preciso cuidar com duas coisas: sal e cloro. A ação destes dois causa o ressecamento da pele. Por isso, recomenda-se tomar duchas de água doce após a pele entrar em contato com eles. O uso de hidratantes após também é recomendado.

Outra dica importante para os cuidados com a pele no verão está na alimentação. Frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha – como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba – possuem carotenóides, que tem função antioxidante e ajudam na prevenção dos danos causados à pele. Além disso, alimentos leves, grelhados, crus ou cozidos são mais saudáveis. Frutas e legumes com alto teor de água e fibras também ajudam na hidratação do corpo de dentro para fora e retardam os sinais do envelhecimento.

Portanto, neste verão lembre-se, cultive bons hábitos. A prevenção é sempre a melhor saída para a sua pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *